Com o fim do Outubro Rosa, a Prefeitura de Eunápolis inicia no mês de novembro uma nova luta contra o Câncer, o Novembro Azul. Criado na Austrália no ano de 2003, o Novembro Azul alerta sobre o Câncer de Próstata, o segundo mais comum entre os homens e o sexto tipo de câncer mais comum no mundo.

Quando o Câncer de Próstata é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. Por isso, recomendável é que todos os homens, acima de 45 anos, façam um exame anualmente, o que compreende o toque retal e o PSD.

Apesar de muitos homens considerarem constrangedor o exame de toque retal, e por isso evitarem os consultórios médicos, é importantíssima a realização deste exame, pois ele pode salvar sua vida. Os sintomas mais comuns são dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição do jato de urina. Outro fator de risco é o histórico familiar da doença.

Certos hábitos na alimentação sustentada em gordura e pobre em verduras, vegetais e frutas, além do sedentarismo e o excesso de peso, também podem contribuir para a incidência do Câncer de Próstata.

No próximo dia 17 de Novembro teremos o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, quando essa doença será mais alertada na cidade de Eunápolis.