Fundada no ano de 1989, a Biblioteca Pública Municipal Professor Fernando Albán está de novo endereço. Com a presença da Secretária Municipal de Educação, Adail Brito, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, (representando o prefeito Neto Guerrieri), Roberto Martins, do Secretário de Planejamento, Valdiran Marques, da Diretora de Cultura do município, Professora Gení Alves, do Procurador do Município, Eliomar Britto, da Diretora da Biblioteca, professora Maria de Lourdes, do presidente dos Conselhos de Eunápolis, Antonio Reis, vários dirigentes e professores da rede municipal de ensino, além de vários segmentos da sociedade eunapolitana e ainda da filha do professor Fernando Alban, a professora Taís Alban, foram inauguradas as novas instalações  para o funcionamento da biblioteca municipal que passou a contar a partir desta sexta feira,11 de outubro, com salas amplas e arejadas para receber o público estudantil, desde o infantil aos mais graduados cursos, onde estarão à disposição de todos livros, impressos, revistas bem como de uma sala equipada com 08 computadores interligados por internet para facilitar as pesquisas no seu dia-a-dia.

Falando ao público, a professora Taís Alban, filha do professor Alban, falou das iniciativas do seu pai com o objetivo de se criar uma biblioteca em Eunápolis, lembrando inclusive de uma de suas frases: “a biblioteca é uma escola em si mesma”, conclamando a todos a participarem dessa caminhada que é de todos.

Já o secretário Roberto Martins, falou da necessidade de se primar por uma boa biblioteca, fonte de cultura e sabedoria, enaltecendo a importância da contribuição do professor Fernando Alban, fazendo surgir a 1ª biblioteca pública municipal. Aproveitou a ocasião para incentivar colaboradores de material para pesquisa, prática  que o próprio terá como ponto de partida.

Enquanto isso a professora Gení, Diretora de Cultura, salientou do engajamento de todos em prol de uma biblioteca cada vez mais forte, o que será de grande valia para as atividades escolares da classe  estudantil, de um modo geral.

Momentos antes da inauguração das novas instalações, foi a vez da Secretária de Educação Adail Brito fazer uso da palavra, citando da importância do novo local que dará uma nova vida à biblioteca, bem como das parcerias que ao lado da prefeitura municipal contribuíram para a realidade que ora se concretiza. “estamos abertos a todos os colaboradores e aproveito o momento para parabenizar as equipes que fizeram de tudo para que este momento fosse possível”, afirmou Adail.

A biblioteca oferece várias atividades durante a semana, todas elas gratuitas. Basta comparecer e participar.